15 /02 /17

Mascote escolhido!

O Lobo é o mascote escolhido para representar o time do Independente do Vale !

#
Compartilhar

 

lobo (Canis Lupus) é um animal mamífero e selvagem, do Filo Chordata, da Ordem Carnivora e da Família Canidae. Existem cerca de 67 sub-espécies de lobos.

 

Canis lupus. Foto: Gary Kramer [Public domain], via Wikimedia Commons

Canis lupus. Foto: Gary Kramer [Public domain], via Wikimedia Commons

Os lobos são parentes próximos do cachorro, do qual se diferenciam por conta de algumas características, como os olhos dispostos em linha oblíqua, e por algumas diferenças nos ossos do crânio. Esta espécie tem cauda peluda, é carnívora, sendo que têm maxilares muito fortes com dentes muito poderosos e afiados. Medem geralmente 1,60 metros de comprimento (contando com a cauda, que tem em média 40 cm). Os lobos podem chegar a pesar 60 kg.

Os lobos se adaptam a variados climas. A cor da pelagem dos lobos vária de acordo com o local no qual vive. Habitam em diversas áreas do hemisfério norte, sendo que são encontrados em maior número na Ásia e América do Norte. Vivem em savanas, pântanos, florestas, desertos e em regiões gelados no extremo Norte. Na Europa Ocidental os lobos estão quase extintos.

Alimentam-se de cervos, alces, carneiros, pássaros, peixes e serpentes. A fêmea tem em média 6 crias de uma só vez que nascem cegas e indefesas.
O olfato desses animais é muito apurado, podendo sentir o cheiro de uma presa em potencial a quase 2 km de distância. Para capturar a presa, alcança uma velocidade de até 45 km/h. Se alimenta de acordo com a região em que vive. Chegam a comer até 6 kg em uma única refeição, sendo suas presas mais comuns alguns mamíferos de pequeno porte, pássaros, répteis, peixes, crustáceos e carniça e alguns vegetais. Quando caçam em bando, os lobos podem fazer vítimas maiores como alces, cervos, carneiros, entre outros.

É extremamente raro encontrar um lobo que viva isolado, sozinho, pois os lobos costumam viver em alcatéias (comunidade de lobos). Toda alcatéia é liderada por um único casal reprodutor, que permanecem juntos por toda a vida.

Nas primaveras ou nos verões, a alcatéia se subdivide em grupos menores, dentro de territórios demarcados, para o acasalamento. A gestação dura dois meses, sendo que em cada cria nascem de 5 a 14 filhotes. A fêmea costuma dar a luz em um local previamente preparado com pelos e folhas, embaixo de uma árvore ou próximo a rochas. Ao nascerem, os filhotes pesam 0,5 kg. Nascem com pêlos finos, orelhas moles e com os olhos fechados, sendo que só abre os mesmos após 12 dias. Nesse período a fêmea só permite que o macho se aproxime, apenas para trazer comida. Os pequenos lobos crescem rápido, sendo que por volta de 6 meses já estão aptos a caçar.

A organização das alcatéias é fantástica. Cada lobo tem suas atribuições, e obedecem à hierarquia rigorosamente. Brincam entre si, e não aceitam membros externos. Comunicam-se através de uivos. São animais muito unidos. Vivem de 16 a 20 anos.

Compartilhar

Comentários